quinta-feira, 26 de abril de 2012

EZEQUIEL Cap. 3 (por Calebe)

EZEQUIEL Caps. 1, 2 e 3 (por Ingrid)

Nova pagina 2

>>>> Em vermelho as observações da Ingrid, em preto as minhas em resposta e em azul novos questionamentos:


CAP - 1
a) Ezequiel = Deus fortalece!
Ezequiel em hebraico: יְחֶזְקֵאל, transl. Y'khizqel, AFI: [jəħ.ezˈqel], "Deus fortalecerá", de חזק, khazaq, AFI: [kħaˈzaq], "força", e אל, el, AFI: [ʔel], "Deus".
O islamismo fala de um profeta chamado Dhul-Kifl, que costuma ser associado com Ezequiel, esse nome significa (aproximadamente) "o homem com uma duplicata" (dobra, gêmeo, etc).
Essas traduções nunca são muito exatas, mas enfim: os nomes eram reais? Por que os profetas sempre tem nomes com significados tão legais? (risos)

b) Ezequiel era filho de sacerdote por isso a linguagem sacerdotal.
Ah! Se todo filho de pastor fosse tão "separado" como Ezequiel, hein?

c) Tinha 30 anos quando recebeu a primeira visão, idade q começava o ministério sacerdotal (Jesus começou seu ministério aos 30 anos também).
Há uma certa polêmica quanto ao tempo ministerial de Jesus, será discutida em breve aqui.

d) Aparentemente o profeta utiliza visão simbólica para chamar a atenção do povo para a mensagem de Deus.. Mas o que são esses rostos, esses seres? Anjos? (Ap 4:8).
Anjos não, pois não levavam mensagem alguma (anjo = mensageiro), mas o texto em 41:18 revela serem querubins.

e) Verso 20: eles eram livres, a glória de Deus é livre e não limitada, isso?
Se traduzirmos corretamente "espírito" para "mente", restaria saber sob a mente de quem eles eram direcionados, se for pela deles mesmos: eles são livres; se for pela de Deus: eles não são nada livres.

CAP - 2 e 3
a) Ele é chamado para anunciar a Palavra mesmo que eles não ouçam, pois são rebeldes e desobedecem a Deus.
Vale frisar a importância de se levar o Evangelho sem ficar esperando oportunidade. Nós precisamos ter o hábito de criar nós mesmos essas oportunidades se elas não vierem (até porque, um crente que não tem oportunidades de pregar tem que perceber que há algo de errado).
a) Até que ponto devemos simplesmente "esperar" uma ocasião, apenas dando testemunho? Visto que também falhamos e isso enfraquece o mesmo.
b) Devemos focar nosso tempo funcional como cristãos organizando festas cristãs ou levando o Evangelho?

b) Verso 6: ele não precisa temer a eles, pois Deus não o abandonaria.

c) Verso 9: o que significa esses suspiros e lamentações? A desobediência do povo?
Não, os ais, suspiros e lamentações são uma alegoria para a sequência desastrosa a que Deus acometeria Jerusalém pelas suas transgressões:

===== ais =====
(origem onomatopaica) 
interj.
1. Expressão designativa de dor, desagrado, surpresa ou, por vezes, alegria.
s. m.
2. Grito de dor, grito aflitivo.

===== suspiros =====
s. m.
1. Respiração anelante causada por dor ou paixão que move o ânimo.
2. Indício de desejo veemente.
3. [Figurado]  Gemido, ai, lamento.
4. Som doce e melancólico.

suspirar
v. intr.
1. Lamentar-se gemendo.
2. Dar suspiros.
3. [Figurado]  Soprar brandamente, murmurar.
v. tr.
4. Exprimir por meio de suspiros.
5. Dizer suspirando.
6. Desejar, ter saudades de.
suspirar por: desejar, ambicionar.

===== lamentações =====
Esse creio não precisar de definição. Quando Deus percebe que Ezequiel foi tomado pela ira (após tomar conhecimento das transgressões de Jerusalém), Ele manda que Ezequiel lamente, pra que ele não carregue esse ódio no peito, pelo contrário, sinta angústia pelo povo que irá sofrer.

d) Lucas diz em seu comentário que os versos 2e 3 foram literal, mas porque? Sendo que não fala nos versículos anteriores que o profeta saiu da visão!
A visão por vezes dá a entende que só um pensamento e algumas vezes não deixa claro, parecendo ter sido física, mas uma coisa é certa: ele sentia fisicamente tudo isso, sofria, suspirava, lamentava, etc. O que eu quis dizer nesse caso foi que ele realmente sentiu tudo isso (desde a sensação de ter que comer o livro até o gosto do mel). Achei interessante comentar que na visão ele precisou comer o livro literalmente.

e) Amargo, porém, doce como mel: amargo porque o povo não queria ouvi-lo e doce como mel, porque mesmo assim Deus nunca abandona Seu povo.
O Evangelho não é fácil, como qualquer outra função imposta por Deus. Como disse Dennis Allan: "Quando alguém rejeita a palavra, dói. Quando alguém começa a servir a Cristo, e volta ao lamaçal do pecado, dói mais ainda. Mesmo assim, devemos ser fiéis, como foram Ezequiel e João, e pregar a palavra (2 Timóteo 4:2). Por outro lado, a pregação do evangelho tem o seu lado doce. Traz enorme prazer quando percebemos o desejo sincero de pessoas que querem aprender sobre Deus. O prazer aumenta quando elas se convertem ao Senhor e começam um processo de transformação e mudanças profundas."

f) Verso 6 ao 21: Deus coloca Ezequiel com vigia pra a nação de Israel e diz que se ele não avisasse o homem pecador que está em pecado, ele morreria junto com o pecador, essa morte é literal? (Nós somos os vigias do Senhor no NT)
a) Com certeza literal! Vamos refletir:
-- Os 2 mandamentos de Cristo, que (segundo ele) incluem todo o resto: 1) Amar a Deus sobre todas as coisas; 2) Amar o próximo como a nós mesmos;
-- Como posso dizer que amo o próximo se não der a ele o maior presente de todos?
-- Qual o maior presente de todos senão a salvação?
-- Se não prego, não dou a única coisa que realmente sei que importa, logo, não amo e perecerei por isso.
b) Não confundir a diferença entre NT e VT com Lei e Graça. (na dúvida, pergunte)

g) O profeta fica em silêncio.. é absoluto? ou apenas com os exilados? Lucas disse: quanto menos contato com o povo, maior a validade da palavra do profeta, pode ser também para aumentar a ansiedade do povo que espera a Palavra do Senhor, por isso também o silêncio.
O silêncio foi absoluto, já que ele ficou mudo. Deus nesse momento tira qualquer possibilidade de mudança na punição, tanto da parte do povo (pois sem um profeta nada mudaria) quanto da parte dEle (pois assim o povo não clamaria).
O universo conspira contra e a favor de pessoas e povos conforme Deus assim planeja. Não é exagero botar toda a culpa de qualquer catástrofe natural ou simplesmente de um acidente de moto ou perda do emprego nEle, já que tudo ao nosso redor parece ser influenciado pelos nossos erros e acertos, física e espiritualmente.


==============
==============

Continue acompanhando os posts sobre a análise desse livro.
Para quaisquer eventuais dúvidas, acréscimos ou controvérsias, entre em contato pelo email:
lucasyahn@hotmail.com




sábado, 21 de abril de 2012

EZEQUIEL Cap. 3 (por Lucas)





EZEQUIEL Cap. 2 (Lucas / Calebe)


segunda-feira, 16 de abril de 2012

EZEQUIEL Cap. 1 (por Calebe)


sábado, 14 de abril de 2012

EZEQUIEL Cap. 1 (por Lucas)